ENSAIO EM VOO

DCTA realiza ensaios em voo em apoio à Marinha

Missões como essa foram especificamente estruturadas para permitir a coleta de dados e análise do desempenho e estabilidade da aeronave UH-17
Publicada em: 28/09/2023 19:28
Imprimir
Fonte: TC Cantaluppi, TC José Márcio, Cap Guilherme Rocha
Edição: Agência Força Aérea

Sob a coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e execução do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), foram realizados, em setembro, em São José dos Campos (SP), os ensaios de avaliação da aeronave UH-17 (Airbus Helicopter H-135), operada pelo Esquadrão HU-1 da Marinha do Brasil (MB) durante operações na Antártica. 

As missões de ensaios em voo foram especificamente estruturadas para permitir a coleta de dados e análise do desempenho e estabilidade da aeronave UH-17 em baixas velocidades, possibilitando aumentar a segurança da operação no território antártico.

Para tanto, as atividades foram realizadas com tripulações do Esquadrão HU-1, com pilotos e engenheiros de ensaios em voo, sendo ainda instaladas câmeras de alta definição na cabine de pilotagem e instrumentos para indicar a posição do comando direcional, além de apoio de solo, em termos de informações precisas das condições de vento.

Segundo o gerente da atividade, Tenente-Coronel Aviador Alexandre Cantaluppi Silvestri de Freitas, o resultado dos ensaios realizados pelo IPEV possibilitará aos tripulantes da Marinha novas habilidades. "Os pilotos poderão identificar as condições mais favoráveis e as mais desfavoráveis de vento para aproximação das aeronaves, tanto em terra, quanto nas aproximações para pouso embarcado, aumentando, assim, a segurança da operação", explicou.

Ao determinar as características de desempenho e de estabilidade da aeronave, o DCTA presta apoio técnico à Marinha do Brasil, reafirmando o compromisso do Ministério da Defesa com a segurança e a inovação, a fim de pavimentar o caminho para operações seguras e eficientes, até mesmo em lugares com condições climáticas severas, como a Antártica.

Fotos: IPEV